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Introdução à Gestão de IPSS – 32H

125.00

Enquadramento

A importância da gestão de IPSS surge no contexto de uma crescente exigência no setor social em Portugal. Neste setor, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desempenham um papel primordial na promoção do bem-estar comunitário. Desta forma, a gestão de IPSS requer uma compreensão aprofundada do sistema legal e operacional que as distinguem de outras entidades. Ao compreender os distintos conceitos é possível aplicar métodos, ferramentas e técnicas que visam o bom funcionamento da IPSS, com o objetivo de atender aos interesses e ao bem-estar dos utentes.

 

Área de formação: 762 – Trabalho Social e Orientação

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desempenham um papel primordial na promoção do bem-estar comunitário. Desta forma, a gestão de IPSS requer uma compreensão aprofundada do sistema legal e operacional que as distinguem de outras entidades.

Carga horária

32 horas

Objetivo Geral

Esta formação tem como objetivo geral capacitar os formandos através de competências essenciais para gerir eficazmente uma IPSS, assegurando a sua sustentabilidade, cumprimento legal e qualidade nos serviços prestados.

Destinatários

Responsáveis de IPSS, membros dos órgãos sociais, gestores e coordenadores, psicólogos, professores, técnicos de ação social, de atendimento ao público em geral e a outros potenciais interessados em obter conhecimentos na área da gestão de IPSS.

Programa

Módulo I | Introdução às IPSS e ao Terceiro Setor

– Conceito de IPSS
– História e evolução das IPSS
– Legislação e enquadramento jurídico das IPSS
– Financiamento das IPSS

 

Módulo II | Gestão Organizacional de IPSS

– Estrutura organizacional das IPSS
– Liderança e tomada de decisões
– Gestão de recursos humanos

 

Módulo III | Comunicação Organizacional

– Mudança organizacional
– Gestão de conflitos e comunicação organizacional

 

Módulo IV | Princípios de Gestão da Qualidade em IPSS

– Conceitos de gestão da qualidade
– Norma ISO 9001
– Modelos de avaliação de qualidade
– Práticas do sistema de gestão da qualidade em IPSS

 

Módulo V | Implementação de Projetos Sociais

– Etapas de construção de um projeto de intervenção social
– Construção de um projeto de intervenção social

Material de Apoio

  • Manual da Formação
  • Apresentações resumo por módulo
  • Outros recursos complementares (documentos, vídeos, links, legislação, questionários, etc.)

Funcionamento

O curso encontra-se estruturado de acordo com os standards de qualidade e-Learning, cujos conteúdos podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao ritmo de cada formando.

No final de cada módulo tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

Avaliação

O formando terá de completar todas as atividades e tarefas propostas.

No final da formação, o formando terá de realizar a tarefa final: Teste de avaliação sumativa.

A todos os formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO (nota quantitativa).

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