Comércio, Formação para TodosComportamento do Consumidor – 16H
€85.00
Enquadramento
O comportamento do consumidor é moldado por uma série de fatores, como influências culturais, pessoais e sociais, entre outras. A forma como consumimos tem sido amplamente debatida, tanto de maneira formal como informal, especialmente no que diz respeito à compreensão e gestão desse comportamento.
Mas, afinal, quem é o consumidor? Porque reage de determinada maneira em certas situações e de forma distinta noutras? Porque continua a ser um enigma para muitos empresários?
“Ser consumidor é ser humano. É alimentar-se, vestir-se, entreter-se… é viver.” Cada pessoa interpreta e responde aos estímulos de maneira única, pois cada indivíduo possui a sua própria “caixa preta” – um conjunto de perceções e experiências que determinam as suas escolhas.
Apesar dos esforços para compreender o comportamento do consumidor, prever as suas decisões continua a ser um desafio, já que estas são influenciadas por necessidades e diversos fatores externos. No entanto, o estudo deste comportamento baseia-se no princípio fundamental do marketing: identificar e responder eficazmente às necessidades do consumidor, garantindo a sua satisfação.
O comportamento do consumidor é moldado por uma série de fatores, como influências culturais, pessoais e sociais, entre outras. A forma como consumimos tem sido amplamente debatida, tanto de maneira formal como informal, especialmente no que diz respeito à compreensão e gestão desse comportamento.
Objetivo Geral
Capacitar os formandos a compreender os principais conceitos e teorias do comportamento do consumidor e a sua relevância para o marketing, identificar os fatores que influenciam as decisões de compra, analisar o processo de decisão do consumidor e o seu impacto nas estratégias das marcas, explorar as mudanças trazidas pelo ambiente digital e reconhecer tendências futuras, promovendo uma abordagem ética no consumo e na comunicação com o público.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais com funções e responsabilidades na gestão de marketing e comunicação que pretendam compreender e aplicar estratégias baseadas no comportamento do consumidor, assim como a qualquer profissional que deseje adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área.
Programa
- MÓDULO 1 – Introdução ao Comportamento do Consumidor
- MÓDULO 2 – Fatores que Influenciam o Comportamento do Consumidor
- MÓDULO 3 – O Processo de Decisão do Consumidor
- Módulo 4 – Comportamento do Consumidor Online e Omnicanal
- Módulo 5 – Tendências Futuras e Ética no Comportamento do Consumidor
Material de Apoio
- Manual da Formação
- Apresentações resumo por módulo
- Outros recursos complementares (documentos, vídeos, links, legislação, questionários, etc.)
Funcionamento
O curso encontra-se estruturado de acordo com os standards de qualidade e-Learning, cujos conteúdos podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao ritmo de cada formando.
No final de cada módulo tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
Avaliação
O formando terá de completar todas as atividades e tarefas propostas.
No final da formação, o formando terá de realizar a tarefa final: Teste de avaliação sumativa.
A todos os formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO (nota quantitativa).