Enquadramento
Em diferentes situações de fragilidade e/ou vulnerabilidade torna-se essencial que haja uma boa e eficiente comunicação com o utente, cuidador e/ou família. Só aplicando estas técnicas de comunicação é que a informação transmitida será positiva e esclarecedora. Os conflitos gerados através de uma comunicação ineficaz levam a que o utente, cuidador ou família se sinta desvalorizado em relação à sua problemática. Esta população, que muitas vezes se encontra vulnerável, está mais suscetível a reprimir-se, tendo necessidade de ser ouvida e entendida pelos demais profissionais. Através de competências de comunicação específicas, a relação de ajuda entre profissionais (ou não profissionais) e utentes atingirá um equilíbrio e será uma conduta para o melhor bem-estar destes.
Área de formação: 762 – Trabalho Social e Orientação
Programa
Módulo I (4H)
Utente, Cuidador e/ou Família como Recetores da Comunicação
– Instituições públicas e privada;
– Elementos da comunicação;
– A manifestação da interação/relação interpessoal e a relação com os outros;
– A cultura organizacional como influenciadora de uma melhor comunicação;
– A importância do bom esclarecimento de questões por parte do utente, cuidador e/ou família.
Objetivos Específicos:
– Identificar e caracterizar instituições públicas e privadas;
– Identificar os elementos da comunicação;
– Compreender como se manifesta a interação/relação interpessoal e a relação com os outros;
– Compreender como a cultura organizacional influência uma melhor comunicação;
– Compreender a importância do bom esclarecimento de questões por parte do utente, cuidador e/ou família.
Módulo II (4H)
Princípios de Comunicação Eficaz
– Comunicação clara, objetiva e assertiva;
– A comunicação não-violenta e as técnicas de apoio para momentos de agitação e conflito;
– O autocontrolo em situações desafiantes;
– Os princípios da comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família.
Objetivos Específicos:
– Compreender a importância de comunicar de forma clara, objetiva e assertiva;
– Identificar a comunicação não-violenta e as técnicas de apoio a momentos de agitação e conflito;
– Aplicar estratégias de autocontrolo para diversas situações desafiantes;
– Analisar princípios da comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família.
Módulo III (4H)
Os Entraves à Comunicação
– Os diversos entraves à comunicação;
– As vulnerabilidades sociais e como estas geram entraves à comunicação eficaz;
– Estratégias para solucionar os entraves à comunicação.
Objetivos Específicos:
– Indicar os entraves à comunicação;
– Identificar como as vulnerabilidades e problemáticas sociais podem gerar entraves à comunicação;
– Adquirir estratégias para solucionar entraves à comunicação.
Módulo IV (4H)
A Comunicação como Resposta às Vulnerabilidades e/ou Problemáticas Sociais
– As distintas áreas profissionais e as aplicações da comunicação nas mesmas;
-Técnicas de comunicação na interação com utentes com alterações de comportamento ou perturbações mentais;
– Casos práticos.
Objetivos Específicos:
– Compreender as diferentes áreas profissionais e as aplicações da comunicação nas mesmas;
– Identificar técnicas de comunicação na interação com o utente com alterações de comportamento ou perturbações mentais;
– Aplicar, em situações especificas, os entraves à comunicação e a aplicação do conhecimento para a sua resolução e comunicação eficaz.
Funcionamento
O curso encontra-se estruturado de acordo com os standards de qualidade e-Learning, cujos conteúdos podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao ritmo de cada formando.
No final de cada módulo tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
Avaliação
O formando terá de completar todas as atividades e tarefas propostas.
No final da formação, o formando terá de realizar a tarefa final: Teste de avaliação sumativa.
A todos os formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO (nota quantitativa).