,

Falar em Público e Apresentações com Impacto – 8H

65.00

 Enquadramento 

A capacidade de comunicar ideias de forma clara e envolvente é uma competência essencial no contexto atual, seja em ambientes profissionais, académicos ou sociais. Falar em público, no entanto, é frequentemente associado a desafios como o nervosismo, a falta de estrutura na comunicação e a dificuldade em captar a atenção do público. Este curso, “Falar em Público e Apresentações com Impacto”, foi concebido para responder a estas necessidades, proporcionando aos participantes ferramentas práticas e conhecimentos estratégicos que promovam apresentações eficazes e confiam à voz do orador o impacto necessário para inspirar, informar e persuadir.

O Curso Falar em Público e Apresentações com Impacto, foi concebido para responder a estas necessidades, proporcionando aos participantes ferramentas práticas e conhecimentos estratégicos que promovam apresentações eficazes e confiam à voz do orador o impacto necessário para inspirar, informar e persuadir.

 

Área de formação: 090 – Desenvolvimento Pessoal

Carga horária

16 horas

Objetivo Geral

Capacitar os participantes a desenvolverem competências essenciais para falar em público com confiança e eficácia, criando apresentações com impacto que envolvam o público e transmitam mensagens claras.

Destinatários

Este curso dirige-se a profissionais, estudantes e qualquer pessoa interessada em aperfeiçoar as suas competências de comunicação e apresentação em público. É ideal para quem deseja superar o medo de falar em público, transmitir mensagens de forma clara e envolvente, e criar apresentações que deixem uma impressão positiva e duradoura, independentemente do contexto ou audiência.

Programa

Módulo I – Introdução ao Falar em Público

  • A importância da comunicação eficaz no mundo moderno.
  • Definição de oratória e tipos de apresentações.
  • Características de um bom orador.
  • Exemplos de grandes oradores.

 

Módulo II – Planificar uma Apresentação com Impacto

  • Estrutura de uma apresentação (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão).
  • Definição de objetivos e do público.
  • Criação de um guião (ou mapa mental) e organização de ideias.

 

Módulo III – Técnicas de Comunicação e Expressão

  • Técnica vocal: entoação, ritmo e projeção.
  • Linguagem corporal: postura, gestos, expressão facial e contacto visual.
  • Storytelling para cativar a audiência.

 

Módulo IV – Uso de Recursos Visuais e Outros

  • Princípios de design para apresentações (simplicidade, clareza e contraste).
  • Ferramentas para criar apresentações (PowerPoint, Canva, Prezi).
  • Erros comuns a evitar em slides de apresentações.

 

Módulo V – Lidar com o Público

  • Conexão com a audiência.
  • Resposta a perguntas do público.
  • Resposta a objeções.
  • Gerir o nervosismo e a ansiedade.

Material de Apoio

  • Manual da Formação
  • Apresentações resumo por módulo
  • Outros recursos complementares (documentos, links, legislação, questionários, etc.)

Funcionamento

O curso é estruturado de acordo com os padrões de qualidade e-Learning, cujos conteúdos podem ser acessados ​​de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, no ritmo de cada aluno.

No final de cada módulo tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

Avaliação

O formando terá de completar todas as atividades e tarefas propostas.

No final da formação, o formando terá de realizar a tarefa final: Teste de avaliação sumativa.

A todos os formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO (nota quantitativa).

Shopping Cart
Scroll to Top