,

Fundamentos de SEO – 16H

85.00

 

Enquadramento 

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta essencial para qualquer empresa ou indivíduo que queira destacar-se no ambiente digital. Com milhões de pesquisas feitas diariamente, estar entre os primeiros resultados de motores de busca como o Google pode ser a chave para o sucesso online. Aplicar as técnicas corretas de SEO permite que o seu website seja facilmente encontrado pelos utilizadores, ajudando a construir uma presença digital sólida.

Mais do que gerar tráfego, o SEO melhora a experiência do utilizador e fortalece a autoridade da marca.

SKU: SEO Categories: ,

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta essencial para qualquer empresa ou indivíduo que queira destacar-se no ambiente digital. Com milhões de pesquisas feitas diariamente, estar entre os primeiros resultados de motores de busca como o Google pode ser a chave para o sucesso online. Aplicar as técnicas corretas de SEO permite que o seu website seja facilmente encontrado pelos utilizadores, ajudando a construir uma presença digital sólida.

Mais do que gerar tráfego, o SEO melhora a experiência do utilizador e fortalece a autoridade da marca.

 

Área de Formação: 341 – Comércio

Carga horária

16 horas

Objetivo Geral

Capacitar os formandos a compreender os princípios e a importância do SEO, realizar pesquisas de palavras-chave eficazes, aplicar técnicas de SEO on-page, melhorar o desempenho técnico de um website e monitorizar e avaliar continuamente os resultados obtidos.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais com funções e responsabilidades ao nível da gestão de marketing e comunicação que pretendam integrar uma estratégia de otimização para motores de pesquisa, assim como qualquer profissional que pretenda adquirir ou consolidar conhecimentos nesta área.

Programa

Módulo I – Introdução ao SEO

  • O que é SEO e por que é importante
  • Diferença entre SEO orgânico e pago (SEM)
  • SEO Orgânico
  • SEM (Search Engine Marketing)
  • Como funcionam os motores de pesquisa (Google, Bing, etc.)
  • Fundamentos de como os motores de pesquisa indexam e classificam websites.
  • Termos essenciais: Palavras-Chave, SERP, SEO On-page e Off-page
  • SERP (Search Engine Results Page)
  • SEO On-page
  • SEO Off-page

 

Módulo II – Pesquisa de Palavras-chave para SEO

  • O que são palavras-chave e sua importância no SEO
  • Como encontrar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio
  • Estrutura de intenção de pesquisa
  • Como organizar palavras-chave em clusters ou temas

 

Módulo III – SEO On-page: Otimização de Conteúdo

  • Otimização de títulos, meta-descrições e URLs
  • Como escrever conteúdo relevante e otimizado para SEO
  • Uso correto de palavras-chave no conteúdo
  • Linkagem interna e importância da navegação fluida

 

Módulo IV – SEO Técnico

  • Estrutura do site e sua importância (arquitetura do site)
  • Velocidade do site: como melhorar o tempo de carregamento
  • Mobile-first e responsividade
  • Segurança e HTTPS como fatores de classificação 

 

Módulo V – SEO Off-page: Link Building e Autoridade   

  • O que é autoridade de domínio e como ela afeta o SEO
  • Introdução ao Link Building
  • Importância dos links externos
  • Como conseguir backlinks de qualidade
  • Monitorização de backlinks e como evitar links prejudiciais

 

Módulo VI – Monitorização, Métricas e Ferramentas de SEO

  • Ferramentas de monitorização
  • Google Analytics e Google Search Console
  • Ferramentas adicionais de monitorização (Ahrefs, SEMrush, Moz)
  • Como monitorizar o desempenho do SEO
  • Principais KPIs para SEO
  • Ajustes e melhorias contínuas baseadas em dados

Material de Apoio

  • Manual da Formação
  • Apresentações resumo por módulo
  • Outros recursos complementares (documentos, vídeos, links, legislação, etc.)

Funcionamento

O curso encontra-se estruturado de acordo com os standards de qualidade e-Learning, cujos conteúdos podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao ritmo de cada formando.

No final de cada módulo tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

Avaliação

O formando terá de completar todas as atividades e tarefas propostas.

No final da formação, o formando terá de realizar a tarefa final: Teste de avaliação sumativa.

A todos os formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO (nota quantitativa).

Shopping Cart
Scroll to Top