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Inteligência Emocional e Alta Performance – 16H

85.00

 

Enquadramento 

Na vida, há que ganhar clareza para depois identificar qual é o melhor caminho a seguir, definir-se objetivos, planear-se uma estratégia e deitar mãos à obra na execução e implementação de ações que o deixarão mais perto dos seus sonhos, projetos ou das metas que definiu para si.

Não existem duas pessoas que se comportem exatamente da mesma forma. Existem, portanto, diferentes estilos de comunicação, ou seja, formas diferentes de abordar a relação interpessoal.

A Inteligência Emocional é assim uma mais-valia para que as pessoas, possam compreender e utilizar as próprias emoções a seu favor, melhorando não só a sua qualidade de vida, a compreensão de si próprios, mas também as relações familiares e profissionais.

Carga horária

16 horas

Objetivo Geral

• Reconhecer a importância da Inteligência Emocional.

• Perceber as diferentes teorias emocionais.

• Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal.

• Reconhecer a importância do trabalho em equipa para o sucesso individual e coletivo.

• Adquirir técnicas de alta performance pessoal e profissional.

• Identificar os seus estilos pessoais de liderança e reconhecer os estilos dos seus interlocutores.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais com funções e responsabilidades ao nível da gestão de equipas, assim como qualquer profissional que pretenda adquirir ou consolidar conhecimentos na área de desenvolvimento da inteligência emocional e em adquirir técnicas de alta performance.

Programa

 

Módulos Objetivos Gerais Objetivos Específicos
 Módulo I

Inteligência Emocional – Importância e Fundamentos

• Inteligência Emocional

• Funcionamento da Inteligência Emocional

• As Teorias da Inteligência Emocional

– As Inteligências Múltiplas De Gardner

– A Teoria De Salovey E Mayer

– A Teoria De Reuven Bar-On

– A Teoria De David Goleman

• Instrumentos Para Avaliar A Inteligência Emocional

Reconhecer a importância da Inteligência Emocional, assim como perceber e categorizar as diferentes teorias emocionais.
Módulo II

Desenvolvimento das Competências Emocionais

• Racional Vs Emocional

• Estilos de relacionamento interpessoal

– Estilo Passivo

– Estilo Agressivo

– Estilo Manipulador

– Estilo Assertivo

• Estratégias Para Desenvolver A Inteligência Emocional

– Definição De Objetivos

– Empatia

– Assertividade

– Congruência

– Autoestima

– Otimismo: Um Modo De Vida

• Pensamento Sistémico

Identificar e reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal, assim como identificar os diferentes estilos de relacionamento interpessoal
Módulo III

Inteligência Emocional e Alta Performance Pessoal

• O Processo de Mudança

• Sistema de Alta Performance

– Propósito

– Identidade / Crenças

– Competências

– Intenções / Energia

– Estratégias/Jogadas

– Planos / Tarefas

– Comportamentos / Hábitos

– Contexto / Influência

– Responsabilidade

Identificar os diferentes processos e técnicas de alta performance pessoal e profissional, assim como elaborar um mapa de sistema de alta performance.
Módulo IV

Inteligência Emocional e Alta Performance – Gestão de Equipas

• Liderar Pessoas e Equipas- Diagnosticar, Adaptar e Comunicar

– Componentes, Papéis, Áreas de Necessidade das Contribuições do Líder

– Estilos De Liderança E Reconhecimento Dos Estilos Dos Seus Interlocutores

– Nível De Desenvolvimento E Maturidade Profissional Dos Liderados

– Gestão Situacional E Acompanhamentos De Pessoas E Equipas

• Motivar Pessoas E Equipas

– Ideias Feitas E Mitos Simplificadores

• Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros

• Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros

Identificar e reconhecer a importância do trabalho em equipa para o sucesso individual e coletivo, assim como identificar os seus estilo pessoais de liderança
Módulo V

Competências Emocionais e Gestão de Conflitos em Grupos

• Formas de desenvolver a empatia de um indivíduo

• O reforço da capacidade de dinamização de grupos

Identificar e reconhecer os feitos positivos e negativos dos conflitos assim como efetuar uma gestão construtiva de desacordos, através da inteligência emocional.

Material de Apoio

  • Manual da Formação
  • Apresentações resumo por módulo
  • Outros recursos complementares (documentos, vídeos, links, legislação, questionários, etc.)

Funcionamento

O curso encontra-se estruturado de acordo com os standards de qualidade e-Learning, cujos conteúdos podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao ritmo de cada formando.

No final de cada módulo tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

Avaliação

O formando terá de completar todas as atividades e tarefas propostas.

No final da formação, o formando terá de realizar a tarefa final: Teste de avaliação sumativa.

A todos os formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO (nota quantitativa).

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