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Introdução ao Neuromarketing – 16H

85.00

 

 Enquadramento 

Porque é que é tão importante perceber como funciona a cabeça do consumidor? Porque é que algumas marcas estão presentes e se prolongam na nossa cabeça? Porque é que há marcas às quais somos completamente indiferentes?

O Neuromarketing é um conceito que surgiu da necessidade de entender mais profundamente os impulsos, os desejos e a motivação dos consumidores reunindo informações adquiridas através da observação comportamental dos consumidores e também de dados científicos obtidos através de estímulos no cérebro.

Área de formação: 341 – Comércio

Porque é que é tão importante perceber como funciona a cabeça do consumidor? Porque é que algumas marcas estão presentes e se prolongam na nossa cabeça? Porque é que há marcas às quais somos completamente indiferentes?

O Neuromarketing é um conceito que surgiu da necessidade de entender mais profundamente os impulsos, os desejos e a motivação dos consumidores reunindo informações adquiridas através da observação comportamental dos consumidores e também de dados científicos obtidos através de estímulos no cérebro.

Carga horária

16 horas

Objetivo Geral

  • Identificar os estímulos cerebrais que influenciam o processo da tomada de decisão;
  • Caracterizar os passos do neuromap;
  • Identificar medos e objeções do consumidor e como os eliminar;
  • Compreender as melhores técnicas a aplicar de neuromarketing num negócio.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais com funções e responsabilidades ao nível da gestão de marketing e comunicação que pretendam integrar uma estratégia de neuromarketing, assim como qualquer profissional que pretenda adquirir ou consolidar conhecimentos nesta área.

Programa

Módulo I – Introdução ao Neuromarketing – Conceitos Fundamentais (4h)

  • O que é uma marca?
  • O que é o branding?
  • O que é o Neuromarketing?
  • Para que serve o Neuromarketing?
  • Tecnologia – Principais métodos de imagiologia utilizados no Neuromarketing

Módulo II – Teorias de Neuromarketing (3H)

  • Teoria dos 3 Cérebros
  • Teoria dos 4 Passos
  • Economia Comportamental

Módulo III – Neuromarketing na tomada de decisão (3H)

  • Marketing mix no neuromarketing
  • Os 4 c’s do neuromarketing
  • Marketing sensorial
  • A tríade da tomada de decisão
  • Remover medos e objeções do consumidor

Módulo IV – Neurodesign (3H)

  • O que é o Neurodesign
  • Psicologia das cores
    o Roda das emoções de PLUTCHIK
    o Personalidade da marca

Módulo V – Técnicas Práticas de Neuromarketing (3H)

  • Aromas
  • Iluminação
  • Redução do tamanho dos preços
  • Produto de maior valor em destaque
  • Cores
  • Segundo piso
  • Paradoxo da escolha
  • Lei da Escassez
  • Urgência
  • Autoridade
  • Reciprocidade
  • Prova social
  • Antecipação
  • Novidade
  • Relação dor/prazer

Material de Apoio

  • Manual da Formação
  • Apresentações resumo por módulo
  • Outros recursos complementares (documentos, vídeos, links, legislação, questionários, etc.)

Funcionamento

O curso encontra-se estruturado de acordo com os standards de qualidade e-Learning, cujos conteúdos podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao ritmo de cada formando.

No final de cada módulo tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

Avaliação

O formando terá de completar todas as atividades e tarefas propostas.

No final da formação, o formando terá de realizar a tarefa final: Teste de avaliação sumativa.

A todos os formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO (nota quantitativa).

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