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Desenvolvimento de Competências de Comunicação e Relacionamento Interpessoal – 16H

85.00

 

Enquadramento 

A comunicação está presente no ser humano desde os primórdios da sua existência, sendo inerente à condição humana tentar compreender e transmitir informação. O conceito de “comunicação” deriva do latim, “communicare”, e significa “pôr em comum” ou “estar em relação”.

Aprofundando o conceito, podemos definir comunicação como a partilha de ideias, sentimentos ou experiências de um sujeito para outro.

Numa organização, a comunicação é um dos fatores que pode promover, em grande escala, o sucesso/insucesso institucional. Vários são os fatores que se encontram associados ao sucesso de uma organização. Por isso mesmo, a procura pela compreensão de bons princípios e práticas

comunicacionais é intensa e cada vez mais valorizada.

Carga horária

16 horas

Objetivo Geral

  • Compreender a comunicação como um processo de aquisição de valores e princípios;
  • Reconhecer a importância da comunicação na interação social;
  • Adquirir consciência sobre os níveis de comunicação na interação social;
  • Compreender os ingredientes da comunicação e identificar as barreiras à comunicação;
  • Conhecer os condicionantes da comunicação e sensibilizar para as suas funções;
  • Reconhecer os índices do comportamento não verbal e valorizar o papel da gestualidade.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais que pretendem aperfeiçoar as suas competências interpessoais e relacionar-se de forma mais produtiva e eficaz com os outros, como por exemplo, pessoas que lidam com clientes, atendem o público em geral ou trabalham em equipa.

Programa

MÓDULO I – A Comunicação – Princípios Básicos

A Comunicação

  • Esquema Explicativo e as suas implicações nas relações interpessoais
  • Comunicação Verbal e Não Verbal
  • Processo de comunicação e perfis comunicacionais
  • Diferentes perfis comunicacionais

 

MÓDULO II – Comunicação Assertiva

•  Particularidades e vantagens do perfil assertivo
•  Empatia
•  Escuta ativa/escuta dinâmica
•  Paralinguagem

 

MÓDULO III – Barreiras à Comunicação

•  Barreiras gerais do processo de comunicação
•  Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação

 

MÓDULO IV – Teorias explicativas do processo de comunicação

•  Hipodérmica – Lasswell, Shannon e Weaver

•  Persuasão e efeitos limitados

•  Agenda Setting

•  Gatekeeping

•  Newsmaking (Wolf)

•  Culturalista e Escola de Frankfurt

 

MÓDULO V – Legislação Aplicável

•  Panorâmica geral dos direitos de autor e direitos conexos

•  Importância da declaração de cedência de direito

•  Cuidados a ter com a captação de imagens e declarações de terceiros e perspetiva da sua utilização contextualizada

Material de Apoio

  • Manual da Formação
  • Apresentações resumo por módulo
  • Outros recursos complementares (documentos, vídeos, links, legislação, questionários, etc.)

Funcionamento

O curso encontra-se estruturado de acordo com os standards de qualidade e-Learning, cujos conteúdos podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao ritmo de cada formando.

No final de cada módulo tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

Avaliação

O formando terá de completar todas as atividades e tarefas propostas.

No final da formação, o formando terá de realizar a tarefa final: Teste de avaliação sumativa.

A todos os formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO (nota quantitativa).

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