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Comunicação na Interação com o Utente, Cuidador e/ou Família – 16H

85.00

Enquadramento

Em diferentes situações de fragilidade e/ou vulnerabilidade torna-se essencial que haja uma boa e eficiente comunicação com o utente, cuidador e/ou família. Só aplicando estas técnicas de comunicação é que a informação transmitida será positiva e esclarecedora. Os conflitos gerados através de uma comunicação ineficaz levam a que o utente, cuidador ou família se sinta desvalorizado em relação à sua problemática. Esta população, que muitas vezes se encontra vulnerável, está mais suscetível a reprimir-se, tendo necessidade de ser ouvida e entendida pelos demais profissionais. Através de competências de comunicação específicas, a relação de ajuda entre profissionais (ou não profissionais) e utentes atingirá um equilíbrio e será uma conduta para o melhor bem-estar destes.

Área de formação: 762 – Trabalho Social e Orientação

Carga horária

16 horas

Objetivo Geral

Nesta ação de formação serão abordadas técnicas e estratégias de comunicação, de modo a prevenir conflitos e a oferecer um bom cuidado individualizado a utentes, cuidadores e/ou famílias que se encontrem em situações de fragilidade e/ou vulnerabilidade.

Destinatários

Técnicos de ação social, psicólogos, profissionais de saúde, de atendimento ao público em geral e a outros potenciais interessados em obter conhecimentos na área da comunicação com o utente, cuidador e/ou família.

Programa

Módulo I     (4H)

Utente, Cuidador e/ou Família como Recetores da Comunicação

– Instituições públicas e privada;

– Elementos da comunicação;

– A manifestação da interação/relação interpessoal e a relação com os outros;

– A cultura organizacional como influenciadora de uma melhor comunicação;

– A importância do bom esclarecimento de questões por parte do utente, cuidador e/ou família.

Objetivos Específicos:

– Identificar e caracterizar instituições públicas e privadas;

– Identificar os elementos da comunicação;

– Compreender como se manifesta a interação/relação interpessoal e a relação com os outros;

– Compreender como a cultura organizacional influência uma melhor comunicação;

– Compreender a importância do bom esclarecimento de questões por parte do utente, cuidador e/ou família.

Módulo II     (4H)

Princípios de Comunicação Eficaz

– Comunicação clara, objetiva e assertiva;

– A comunicação não-violenta e as técnicas de apoio para momentos de agitação e conflito;

– O autocontrolo em situações desafiantes;

– Os princípios da comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família.

Objetivos Específicos:

– Compreender a importância de comunicar de forma clara, objetiva e assertiva;

– Identificar a comunicação não-violenta e as técnicas de apoio a momentos de agitação e conflito;

– Aplicar estratégias de autocontrolo para diversas situações desafiantes;

– Analisar princípios da comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família.

Módulo III    (4H)

Os Entraves à Comunicação

– Os diversos entraves à comunicação;

– As vulnerabilidades sociais e como estas geram entraves à comunicação eficaz;

– Estratégias para solucionar os entraves à comunicação.

Objetivos Específicos:

– Indicar os entraves à comunicação;

– Identificar como as vulnerabilidades e problemáticas sociais podem gerar entraves à comunicação;

– Adquirir estratégias para solucionar entraves à comunicação.

Módulo IV    (4H)

A Comunicação como Resposta às Vulnerabilidades e/ou Problemáticas Sociais

– As distintas áreas profissionais e as aplicações da comunicação nas mesmas;

-Técnicas de comunicação na interação com utentes com alterações de comportamento ou perturbações mentais;

– Casos práticos.

Objetivos Específicos:

– Compreender as diferentes áreas profissionais e as aplicações da comunicação nas mesmas;

– Identificar técnicas de comunicação na interação com o utente com alterações de comportamento ou perturbações mentais;

– Aplicar, em situações especificas, os entraves à comunicação e a aplicação do conhecimento para a sua resolução e comunicação eficaz.

 

Material de Apoio

  • Manual da Formação
  • Apresentações resumo por módulo
  • Outros recursos complementares (documentos, vídeos, links, legislação, questionários, etc.)

Funcionamento

O curso encontra-se estruturado de acordo com os standards de qualidade e-Learning, cujos conteúdos podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao ritmo de cada formando.

No final de cada módulo tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

Avaliação

O formando terá de completar todas as atividades e tarefas propostas.

No final da formação, o formando terá de realizar a tarefa final: Teste de avaliação sumativa.

A todos os formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO (nota quantitativa).

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