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Visual Merchandising e Vitrinismo – 8H

65.00

 

Enquadramento 

Num mercado cada vez mais competitivo, a forma como os produtos são apresentados em lojas físicas desempenha um papel crucial no comportamento de compra dos consumidores. O vitrinismo e o visual merchandising são ferramentas estratégicas que vão além da simples exposição de produtos. Elas têm o poder de captar a atenção, despertar emoções, criar uma narrativa visual e, consequentemente, aumentar as vendas.

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Os participantes irão adquirir as competências necessárias para criar espaços comerciais apelativos e eficientes, alinhados com as mais recentes tendências e práticas do setor. Desta forma, estarão preparados para impulsionar as vendas e melhorar a experiência de compra, elementos essenciais para o sucesso no retalho moderno.

 

Área de Formação: 341 – Comércio

Carga horária

8 horas

Objetivo Geral

Os participantes irão adquirir as competências necessárias para criar espaços comerciais apelativos e eficientes, alinhados com as mais recentes tendências e práticas do setor. Desta forma, estarão preparados para impulsionar as vendas e melhorar a experiência de compra, elementos essenciais para o sucesso no retalho moderno.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais com funções e responsabilidades ao nível da gestão de lojas, marketing visual e comunicação, que pretendam desenvolver e otimizar a apresentação de produtos em vitrines e espaços comerciais. É igualmente indicado para qualquer profissional que pretenda adquirir ou consolidar conhecimentos nas áreas de vitrinismo e visual merchandising, melhorando a experiência de compra dos clientes e o impacto visual no ponto de venda.

Programa

Módulo I – Introdução ao Vitrinismo e Visual Merchandising

  • Definição e diferenças entre vitrinismo e visual merchandising
  • Definição de vitrinismo e visual merchandising
  • Principais Diferenças entre vitrinismo e visual merchandising
  • Importância estratégica: Funções e objetivos principais

 

Módulo II – Psicologia do Consumidor e Experiência de Compra

  • Como a apresentação de produtos influencia o comportamento de compra
  • Criação de uma experiência de compra memorável

 

Módulo III – Princípios de Design para Montras e Ambientes de Loja

  • Elementos Visuais: Cor, Iluminação, Proporção e Espaço
  • Psicologia das cores
  • Impacto Sensorial
  • Iluminação
  • Proporção
  • Espaço
  • Organização de Produtos nas Montras e Dentro da Loja
  • Montras
  • Interior da Loja
  • Storytelling Visual e Coerência Estética
  • Storytelling Visual
  • Coerência Estética

 

Módulo IV – Técnicas de Montagem de Montras e Merchandising Interno

  • Técnicas de Montagem de Montras e Merchandising Interno
  • Técnicas Práticas de Exposição de Produtos
  • Regra dos Terços
  • Camadas e Níveis
  • Temas e Coleções
  • Simetria e Assimetria
  • Produtos em Destaque
  • Uso de Acessórios, Suportes e Displays
  • Criação de Montras Atrativas e Zonas de Destaque Dentro da Loja

 

Módulo V – Tendências e Inovação em Vitrinismo e Visual Merchandising

  • Novas Tecnologias
  • Montras Interativas
  • Displays Digitais
  • Realidade Aumentada (AR)
  • Sustentabilidade no Design de Montras e Displays
  • Materiais Sustentáveis
  • Expositores Reutilizáveis
  • Estilo Minimalista
  • Educação do Consumidor
  • Exemplos Inspiradores e Boas Práticas Internacionais

 

Módulo VI – Avaliação de Resultados e Manutenção

  • Como Medir o Impacto de uma Montra e Displays Internos
  • Manutenção Periódica e Atualização de Montras
  • Ferramentas de Avaliação e Boas Práticas de Acompanhamento
  • Erros mais frequentes na conceção de montras

 

Material de Apoio

  • Manual da Formação
  • Apresentações resumo por módulo
  • Outros recursos complementares (documentos, links, legislação, etc.)

Funcionamento

O curso encontra-se estruturado de acordo com os standards de qualidade e-Learning, cujos conteúdos podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao ritmo de cada formando.

No final de cada módulo tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

Avaliação

O formando terá de completar todas as atividades e tarefas propostas.

No final da formação, o formando terá de realizar a tarefa final: Teste de avaliação sumativa.

A todos os formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO (nota quantitativa).

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