Os participantes irão adquirir as competências necessárias para criar espaços comerciais apelativos e eficientes, alinhados com as mais recentes tendências e práticas do setor. Desta forma, estarão preparados para impulsionar as vendas e melhorar a experiência de compra, elementos essenciais para o sucesso no retalho moderno.
Área de Formação: 341 – Comércio
Objetivo Geral
Os participantes irão adquirir as competências necessárias para criar espaços comerciais apelativos e eficientes, alinhados com as mais recentes tendências e práticas do setor. Desta forma, estarão preparados para impulsionar as vendas e melhorar a experiência de compra, elementos essenciais para o sucesso no retalho moderno.
Programa
Módulo I – Introdução ao Vitrinismo e Visual Merchandising
- Definição e diferenças entre vitrinismo e visual merchandising
- Definição de vitrinismo e visual merchandising
- Principais Diferenças entre vitrinismo e visual merchandising
- Importância estratégica: Funções e objetivos principais
Módulo II – Psicologia do Consumidor e Experiência de Compra
- Como a apresentação de produtos influencia o comportamento de compra
- Criação de uma experiência de compra memorável
Módulo III – Princípios de Design para Montras e Ambientes de Loja
- Elementos Visuais: Cor, Iluminação, Proporção e Espaço
- Psicologia das cores
- Impacto Sensorial
- Iluminação
- Proporção
- Espaço
- Organização de Produtos nas Montras e Dentro da Loja
- Montras
- Interior da Loja
- Storytelling Visual e Coerência Estética
- Storytelling Visual
- Coerência Estética
Módulo IV – Técnicas de Montagem de Montras e Merchandising Interno
- Técnicas de Montagem de Montras e Merchandising Interno
- Técnicas Práticas de Exposição de Produtos
- Regra dos Terços
- Camadas e Níveis
- Temas e Coleções
- Simetria e Assimetria
- Produtos em Destaque
- Uso de Acessórios, Suportes e Displays
- Criação de Montras Atrativas e Zonas de Destaque Dentro da Loja
Módulo V – Tendências e Inovação em Vitrinismo e Visual Merchandising
- Novas Tecnologias
- Montras Interativas
- Displays Digitais
- Realidade Aumentada (AR)
- Sustentabilidade no Design de Montras e Displays
- Materiais Sustentáveis
- Expositores Reutilizáveis
- Estilo Minimalista
- Educação do Consumidor
- Exemplos Inspiradores e Boas Práticas Internacionais
Módulo VI – Avaliação de Resultados e Manutenção
- Como Medir o Impacto de uma Montra e Displays Internos
- Manutenção Periódica e Atualização de Montras
- Ferramentas de Avaliação e Boas Práticas de Acompanhamento
- Erros mais frequentes na conceção de montras
Funcionamento
O curso encontra-se estruturado de acordo com os standards de qualidade e-Learning, cujos conteúdos podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao ritmo de cada formando.
No final de cada módulo tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
Avaliação
O formando terá de completar todas as atividades e tarefas propostas.
No final da formação, o formando terá de realizar a tarefa final: Teste de avaliação sumativa.
A todos os formandos que concluírem com sucesso, será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO (nota quantitativa).